Identidades e cooperações pan-americanistas através do suplemento literário Pensamento da América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30191

Palavras-chave:

Pan-americanismo, Estado Novo, Pensamento da América

Resumo

Este estudo investiga as estratégias adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1942 a 1945, para viabilizar a construção de um sentimento nacional juntamente com uma união em relação às repúblicas americanas. Tais estratégias encontram-se expressas sob uma ótica cultural e política nas páginas do suplemento Pensamento da América, do jornal A Manhã. A partir do momento em que as culturas nacionais divulgadas nas páginas do suplemento produziam um sentido com o qual a população pudesse se identificar, construíam-se as identidades pautadas, sobretudo, no ideal pan-americanista. Para tanto, constitui objeto central desta reflexão compreender o conteúdo publicado no Pensamento da América como elemento para a construção das distintas cooperações entre Brasil, Estados Unidos e as demais nações latinas americanas ao longo dos primeiros anos da década de 1940. O suplemento Pensamento da América inaugurava um tipo de publicação que ao mesmo tempo em que possibilitava uma afirmação do Estado Novo e de suas relações diplomáticas abria um espaço para empreender uma atração cultural entre os povos, por perceber que a arte e a literatura poderiam aproximar “espiritualmente” as nações americanas.

Biografia do Autor

Louise Tanajura Ramos, IF Baiano

Graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Especialista em Direito Educacional (2019). Atualmente é Servidora Pública Federal no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), onde atuou como Coordenadora Geral da Educação Superior. Desenvolveu atividades no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ligadas ao Campus Maragogi e à Pró-Reitoria de Extensão. Tem experiência em ações institucionais ligadas aos processos de ensino-aprendizagem, com ênfase nos seguintes temas: ensino superior, cursos de extensão, avaliação, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, direito educacional e história política e cultural da América Latina.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

RAMOS, L. T. Identidades e cooperações pan-americanistas através do suplemento literário Pensamento da América. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 143–163, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30191. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30191. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos