Identidades e cooperações pan-americanistas através do suplemento literário Pensamento da América

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30191

Palabras clave:

Pan-americanismo, Estado Novo, Pensamento da América

Resumen

Este estudo investiga as estratégias adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1942 a 1945, para viabilizar a construção de um sentimento nacional juntamente com uma união em relação às repúblicas americanas. Tais estratégias encontram-se expressas sob uma ótica cultural e política nas páginas do suplemento Pensamento da América, do jornal A Manhã. A partir do momento em que as culturas nacionais divulgadas nas páginas do suplemento produziam um sentido com o qual a população pudesse se identificar, construíam-se as identidades pautadas, sobretudo, no ideal pan-americanista. Para tanto, constitui objeto central desta reflexão compreender o conteúdo publicado no Pensamento da América como elemento para a construção das distintas cooperações entre Brasil, Estados Unidos e as demais nações latinas americanas ao longo dos primeiros anos da década de 1940. O suplemento Pensamento da América inaugurava um tipo de publicação que ao mesmo tempo em que possibilitava uma afirmação do Estado Novo e de suas relações diplomáticas abria um espaço para empreender uma atração cultural entre os povos, por perceber que a arte e a literatura poderiam aproximar “espiritualmente” as nações americanas.

Biografía del autor/a

Louise Tanajura Ramos, IF Baiano

Graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Especialista em Direito Educacional (2019). Atualmente é Servidora Pública Federal no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), onde atuou como Coordenadora Geral da Educação Superior. Desenvolveu atividades no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ligadas ao Campus Maragogi e à Pró-Reitoria de Extensão. Tem experiência em ações institucionais ligadas aos processos de ensino-aprendizagem, com ênfase nos seguintes temas: ensino superior, cursos de extensão, avaliação, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, direito educacional e história política e cultural da América Latina.

Publicado

30-06-2023

Cómo citar

RAMOS, L. T. Identidades e cooperações pan-americanistas através do suplemento literário Pensamento da América. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 143–163, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30191. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30191. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos