A língua portuguesa na BNCC e a influência das ideologias neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31847Palavras-chave:
BNCC, Neoliberalismo, Competências, Língua PortuguesaResumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve análise do mais recente documento norteador da educação brasileira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente ao trecho destinado ao ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, dando destaque a influência sofrida pelas ideologias neoliberais. Para tanto, nos pautaremos nos documentos nacionais norteadores da educação e em alguns estudiosos, como Bakhtin (2003), Bonini e Costa-Hubes (2019), Rossi e Souza (2019) e Volochínov (2014) e traremos o paradigma indiciário como metodologia de pesquisa por propiciar uma análise profunda e detalhada do documento. O artigo se divide da seguinte forma: iniciamos com uma retomada do processo de formação da BNCC, em seguida verificamos os traços neoliberais presentes no documento, depois apresentamos uma retomada das bases teóricas da perspectiva enunciativa-discursiva, e uma reflexão acerca das dez competências específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e algumas considerações importantes. Após a realização do trabalho, percebemos a necessidade de um olhar atento as influências neoliberais presentes na BNCC, que fica evidente na fase final do processo de elaboração do documento normativo atuando na adoção da abordagem das competências que, por sua vez, influencia em que medida a perspectiva enunciativa-discursiva é de fato adotada pelo documento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.