E AQU(ELA) QUE DIZ NÃO?

UMA ENCENAÇÃO ACADÊMICA E SUAS INTERFACES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.32222

Palavras-chave:

Pandemia, Jogo teatral, Intertextualidade, Encenação acadêmica

Resumo

A análise aborda uma encenação audiovisual elaborada, editada e apresentada por estudantes de mestrado e doutorado como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste - Cascavel no ano de 2021, durante a pandemia da COVID-19. A encenação teve como base uma ópera escolar de Bertolt Brecht e incorporou intertextualidade e transposição para refletir o contexto histórico vivido pela sociedade naquele momento. Para analisar a ópera, sua transposição cênica e o contexto histórico e social representado na encenação, foram utilizados os referenciais teóricos de Santiago (2018), Koudela (2008) e Berth (2019). A mudança de gênero de uma das personagens da ópera revelou-se uma atitude subversiva de resistência e estímulo ao pensamento crítico em momentos nos quais decisões sociais precisam ser tomadas.

Biografia do Autor

Caroline Sergel, Unioeste/mestranda

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (PPGL), na Área de Concentração: Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2021-2023). Bolsista Capes (2022-2023). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018). Possuindo interesse nas áreas de Educação, Literatura de Autoria Feminina e Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

SERGEL, C. E AQU(ELA) QUE DIZ NÃO? UMA ENCENAÇÃO ACADÊMICA E SUAS INTERFACES SOCIAIS. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 125–134, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i2.32222. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/32222. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensaios