RASTROS HISTÓRICOS EM O MAMELUCO (1882)
SOCIEDADE E POLÍTICA NA BAHIA DO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.32654Palavras-chave:
O mameluco, Guerra do Paraguai, escravizaçãoResumo
O presente trabalho tem como propósito apresentar questões de ordem histórica, política e social a respeito da sociedade baiana do século XIX presentes no romance-folhetim “O mameluco”, publicado em 1882 no periódico O Echo Sant’amarense, com foco para a relação entre a Guerra do Paraguai e a escravização vigente no país à época. Para isso, será traçado um panorama a respeito divulgação desse conflito armado em vários pontos do território nacional e como a literatura e o jornalismo (maior meio de publicação dos escritores oitocentistas) estiverem envolvidas na construção de diversos discursos que impactaram tanto os movimentos abolicionistas quanto os que desejavam a manutenção do sistema em voga. Dessa forma, a pesquisa foi realizada a partir de buscas em fontes primárias de jornais coletados da Hemeroteca Digital, bem como de estudos bibliográficos de autores como Sampaio (2019), Cerqueira (2019), Júnior (2008), Kraay (2012), Silva (2016), entre outros. A partir desse aporte, pode-se concluir como os direcionamentos discursivos, políticos e literários em meios de circulação escrita tiveram grande poder na construção do imaginário popular a respeito da guerra, das discussões em volta do abolicionismo, em suma, da própria identidade de nação ligada a essas questões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.