HIPERSEGMENTAÇÕES EM QUE A LETRA “A” APARECE DISSOCIADA DO RESTANTE DA PALAVRA: IDIOSSINCRASIA OU TENDÊNCIA?[1]

Autores

  • Taynara Alcântara Cangussú
  • Sônia Aparecida Lopes Benites

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v14i2.6561
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Aquisição da escrita, Segmentação não- convencional, letramento.

Resumo

  

 Este trabalho tem por objetivo: 1)- verificar se as crianças em geral tendem a separar a letra “a” de palavras iniciadas por ela; 2)- buscar explicações sobre quais seriam os fatores linguísticos que determinariam o aparecimento desse tipo de erro de segmentação. Para cumprir esses objetivos, analisamos 17 produções textuais infantis. Essa análise foi dividida em duas partes: uma quantitativa e uma qualitativa. Os resultados encontrados na primeira parte nos permitiram consideram que, talvez, esse movimento pode ser uma etapa necessária na caminhada do sujeito escrevente até a escrita convencional. Já na segunda etapa, pudemos perceber que, apesar de cada hipótese explicar essa ocorrência por um viés diferente, todas elas admitem que as crianças baseiam-se em suas práticas orais/ letradas para resolver seus “problemas” na escrita.

 

 

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Publicado

13-03-2013

Como Citar

CANGUSSÚ, T. A.; BENITES, S. A. L. HIPERSEGMENTAÇÕES EM QUE A LETRA “A” APARECE DISSOCIADA DO RESTANTE DA PALAVRA: IDIOSSINCRASIA OU TENDÊNCIA?[1]. Ideação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 32–49, 2013. DOI: 10.48075/ri.v14i2.6561. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/6561. Acesso em: 1 maio. 2024.