A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v17i1.10809Abstract
Neste trabalho apresentamos, na forma de relato, algumas reflexões sobre a importância dos projetos de extensão para formação dos futuros licenciados em Matemática. Para nortear a discussão, introduzimos o artigo com informações sobre a baixa procura pelos cursos de formação docente e de como isto interfere nas atuais licenciaturas. Logo, a necessidade de se repensar estratégias para permanência e conclusão dos ingressantes e a importância do desenvolvimento de projetos de extensão para que isto ocorra. Neste viés, apresentamos o trabalho desenvolvido com o projeto “Superando as Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática Básica através da Integração entre os Diferentes Níveis de Ensino” e discutimos a respeito dos benefícios desta ação para a formação do futuro docente. Para balizar nossas discussões utilizamos a analise dos depoimentos dos acadêmicos que participaram do projeto e já concluíram a Licenciatura em Matemática e, ainda, de uma forma especial, expomos argumentos que corroboram com este entendimento, pautados na atual composição da maioria dos cursos de licenciatura em matemática e na experiência do projeto propriamente dito.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.