CRISE AMBIENTAL E MODERNIDADE: REFLEXÕES PARA A CIÊNCIA, A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v17i2.12095Palavras-chave:
globalização, pensamento complexo, sustentabilidade.Resumo
Este artigo teórico explora aspectos da Ciência e sociedade modernas, com ênfase nas externalidades advindas da extrema economização das sociedades e da fragmentação dos conhecimentos, que juntos geram racionalidade responsável pela desestruturação dos ecossistemas e por extrema degradação ambiental. São apresentados autores de diferentes áreas que contribuem para a compreensão da crise ambiental e demais crises advindas da contemporaneidade e suas mazelas. Traça-se um diálogo interdisciplinar para uma compreensão mais integral dos problemas socioambientais e, possibilidades para um novo tempo na Ciência. São usados caminhos pautados na interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e complexidade e nas sociedades em geral: sociedade de riscos, de alta modernidade, pós-modernidade. Conclui-se que, independente das nomeações e considerações dos autores citados, deve haver um compromisso para a estruturação de sociedades reflexivas e perceptivas às consequências de suas ações, capazes de reconhecer as necessidades e direitos de todos os seres humanos. E ao serem verdadeiramente racionais, podem agir em parcimônia com tais princípios.Downloads
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