PERCEPÇÃO DA CRIANÇA SOBRE A HOSPITALIZAÇÃO MEDIADA PELO BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL

Authors

  • Enedina Beatriz Porto Braga Misael
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23564
Supporting Agencies

Keywords:

Jogos e brinquedos, Criança da criança, Criança hospitalizada, Enfermagem pediátrica.

Abstract

INTRODUÇÃO - A atividade direcionada por meio do Brinquedo Terapêutico proporciona liberdade, estimula a atividade motora, criatividade, ensina a lidar com situações de conflito, além de exprimir o conteúdo internalizado, possibilitando intervenção frente aos seus desafios. OBJETIVO - apreender a percepção da criança sobre o processo de hospitalização durante a sessão do brinquedo terapêutico instrucional. MÉTODO - trata-se de uma abordagem qualitativa direcionada por roteiro semi-estruturado com 25 crianças hospitalizadas em ala pediátrica de um hospital universitário público, utilizando referencial metodológico da análise de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS - durante a abordagem, houve interação da criança, manuseio dos instrumentos, curiosidade com os objetos desconhecidos e afinidade com materiais hospitalares que apresentaram aproximação prévia. Relataram experiências e os sentimentos que permearam esses momentos. CONCLUSÃO - a utilização do brinquedo terapêutico instrucional como uma prática coadjuvante ao tratamento, proporciona assistência humanizada, sendo aplicável a prática ao cotidiano da unidade de internação pediátrica.

Author Biographies

Enedina Beatriz Porto Braga Misael

Enfermeira. Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, área Saúde da Criança e Adolescente, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Published

12-11-2019

How to Cite

PORTO BRAGA MISAEL, E. B.; PIMENTA FERRARI, R. A. PERCEPÇÃO DA CRIANÇA SOBRE A HOSPITALIZAÇÃO MEDIADA PELO BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 98–106, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23564. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23564. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos