UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO CONTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24102Keywords:
, Ensino Religioso, Mito, Revisão Sistemática.Abstract
A revisão da literatura objetiva apresentar um panorama das pesquisas a respeito de determinado assunto para sua melhor compreensão. Neste trabalho, a revisão tem por finalidade levantar as pesquisas sobre o Ensino Religioso no Ensino Fundamental, de suas metodologias aplicadas ao contexto de ensino e a procura por material didático já produzido para a disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamenta. O presente trabalho visa a investigar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso, os materiais didáticos e como o gênero discursivo conto, mas particularmente o conto mitológico, pode contribuir para a apreensão dos conhecimentos descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da disciplina. O encaminhamento metodológico utilizado foi o da Revisão Sistemática de Literatura, a pesquisa teve como intervalo de busca os anos de 2009 a 2019, nos seguintes bancos de dados: banco de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultados, dos 679 trabalhos analisados, somente 02 tratavam da temática, portanto, os resultados apontam serem poucas as pesquisas que abordam a Ensino Religioso, mais particularmente contos mitológicos com ferramenta metodológica no Ensino Religioso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.