Complex cartography as research method in applied linguistics: outlining and evaluating a concept

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.25272
Supporting Agencies
CAPES

Keywords:

Applied Linguistics, Methodology, Complex Cartography, Biology of Cognition, Paradigm of Complexity.

Abstract

In this study, the objective is the proposition and evaluation of “complex cartography” as a transdisciplinary method relevant to the field of Applied Linguistics (AL) and other correlated areas. The theoretical background of the article covers the assumptions of Biology of Cognition and the Paradigm of Complexity. The study is characterized by a methodological research, whose focus relies on its own scientific approach and the (re)thinking of procedures and methods. Firstly, a literature review on the cartographic method is done. After that, we presented an experience of implementation and evaluation of a complex cartography in an online teacher training course, carried out with 13 teachers who were graduated or undergraduate students of Modern Language – Distance Learning. The context of the research is this online course, carried out in 2019, during four weeks, in which the teachers-course takers wrote self-narratives, which are powerful tools of a complex epistemology. It was possible to conclude that complex cartography – as a method – may contribute to the research in AL in the sense that it may embrace a dynamic reality and of the subjective dimension of that reality.

Author Biographies

Alan Ricardo Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduado em Letras - licenciatura em Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Linguística Aplicada, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do professor Vilson J. Leffa. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

Nize Maria Campos Pellanda, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em História (UFRGS), mestrado em História da Cultura (PUCRS), doutorado em Educação (UFRGS) com doutorado-sanduiche na M.U. (OHIO-USA) sob a orientação do Dr. Peter McLaren. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade do Minho (PORTUGAL) onde atuou como pesquisadora convidada atuando no CEHUM no projeto "Educação, saúde e sofrimento". Atualmente faz Estágio Sênior de pesquisa na Universidade do Minho onde está desenvolvendo uma plataforma digital para sujeitos diagnosticados com TEA (Transtornos do Espectro Autista) baseada em pressupostos da complexidade sob a supervisão da Dra, Lia Oliveira. Como desdobramento dos trabalhos do estágio se constituiu um grupo de investigação, o TEACOMPLEX, que terá atividades presenciais e à distância. É docente e pesquisadora da UNISC onde atua nos Programas de Pós-Graduação - MESTRADO e DOUTORADO- em Educação e em MESTRADO e DOUTORADO em Letras. É coordenadora do GAIA (Grupo de Ações e Intervenções Autopoiéticas) cujo eixo de convergência é Educação e Complexidade.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Letras Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Possui Mestrado em Linguística Aplicada (2005), Doutorado em Linguística Aplicada (2011) e Pós-Doutorado em Letras (2016) pela Universidade Católica de Pelotas, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de março de 2003 até outubro de 2009. Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com dedicação exclusiva. 

Published

01-01-2022

How to Cite

COSTA, A. R.; CAMPOS PELLANDA, N. M.; FIALHO, V. R. Complex cartography as research method in applied linguistics: outlining and evaluating a concept. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 5–26, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.25272. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25272. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos