DA IMPREVISIBILIDADE À ESPERANÇA: DIÁLOGOS COM BOAVENTURA E FREIRE EM TEMPOS PANDÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26519Keywords:
Diálogo, Freire, Boaventura, pedagogia da esperança, pedagogia do vírus.Abstract
No ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, esse artigo pretende aprofundar algumas reflexões do seu legado e a possibilidade de uma atitude comunicativa com os escritos de Boaventura Sousa Santos. O diálogo proposto entre esses autores indica que a reflexão é um processo de conquista, de construção, de criação, que depende da consciência de todos e requer para tanto a abertura a outras racionalidades. Algumas das interpelações deste ensaio teórico sinalizam a potencialização dos sujeitos, com vistas a emancipação social, a partir da pedagogia do conflito, do diálogo e da problematização, perpassando, dessa forma, nosso objetivo textual. Inquieta pensar como as ideias desses autores auxiliam na construção da cidadania, a fim de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A relevância deste texto assenta-se na contribuição ao campo educacional que almeja ser uma forma de intervenção no mundo consciente e dialógico.Finalmente, insistimos na importância do aspecto comunicativo dialógico, crítico e participativo que permeia todo o texto, pois, essa é a solicitação urgente a todos que almejam, esperançosos, por uma sociedade aberta as pluralidades numa hospitalidade convivial.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.