AS FICHAS DE CULTURA NO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE: IMAGEM, POLÍTICA E ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26636Keywords:
Fichas de Cultura, Imagem, CriaçãoAbstract
O texto reflete sobre a concepção estética-política do processo educativo de Paulo Freire a partir da utilização das fichas de cultura no Método de Alfabetização de Adultos. As fichas apresentavam-se como elemento de codificação, expressivas de situações existenciais que predispunham um estímulo elaborador e coparticipante não só no processo de alfabetização, mas também na movimentação criadora da própria maneira do pensar. Temos como pressuposto pensar a utilização das fichas a partir de uma dinâmica no campo das imagens, que busca uma superação da dicotomia entre palavras e realidades – necessária superação expressa em Pedagogia do Oprimido – a partir da dimensão de um saber que é simultaneamente crítico e estético; como processo em contínua reelaboração, pelo qual a compreensão intelectiva se relaciona às experiências de vida dos sujeitos, também sensível e intuitiva, como modo de manter o vínculo entre as experiências e a compreensão, entre as palavras e as realidades. Para pensar o uso e implicações destas fichas no processo educativo de Paulo Freire, utilizamos o próprio pensamento do educador, assim como alguns de seus interlocutores, correlacionando também com autores no campo da imagem e da produção artística-cultural.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.