Teaching and inclusion in higher education

'Metamorphoses' in the paths of a deaf student/researcher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29609

Keywords:

Deaf education, Bilingual education, Inclusion, Deafness, Libras

Abstract

We analyze the paths marked by the process of 'metamorphosis' (KAFKA, 2001) imposed on a deaf student/researcher in undergraduate and graduate education. Despite legislation that recognizes the language and culture of the deaf community (BRASIL, 2002; 2005; 2015; 2021), deafness remains interpreted in our society from a clinical-therapeutic bias. This understanding has repercussions in a stereotypical notion of overcoming cast on people with disabilities that reveals the capacitism present in society (DI MARCO, 2020). We use the qualitative approach and 'life stories' (GAULEJAC, 1996) as investigative methodology, with the following research question: how the binomial 'inclusion versus exclusion' is present and impacts the academic trajectories of deaf people, amidst the contributions and contradictions of legislation that determine bilingual education? We studied the case of Sívio, a deaf researcher in the field of education and language who had the conclusion of his master's degree widely publicized by the institution in which it was held. We focus on the (re)construction of his academic trajectory from an interview conducted in Libras and transcribed into Portuguese, and we operate through 'discourse analysis' (GREEN; BLOOME, 1997) to build analytical categories that allow us to explain the influence of the clinical-therapeutic vision in the deaf community's bumpy school trajectories. We indicate the importance of training teachers proficient in Libras, the encouragement of engagement between hearing and deaf students in academic activities and the promotion of basic education policies based on bilingual education. These elements can contribute to making the university more inclusive and democratic.

Author Biographies

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei UFSJ e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

Tiago da Silva Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006 e 2011). Atuou como professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e na graduação da Faculdade de Formação de Professores da FEBF - Uerj. Na rede de Duque de Caxias, também atuou desenvolvendo cursos on-line para a rede, como revisor, desenhista instrucional, professor-autor e mediador. Atuou como coordenador do curso on-line de Pedagogia, integrando a equipe do NEO (Núcleo de Educação Online) do Instituto Nacional de Educação de Surdos, após atuar como desenhista instrucional. Ainda exerce a função de professor adjunto de Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias da informação e comunicação, presencial e EAD, do Departamento de Ensino Superior da instituição. Sua formação mais recente é o Doutorado em Letras pela Puc-Rio, em que investigou as características do internetês, além de ressaltar a importância de seu estudo mais aprofundado para aproveitamento em diversas áreas de conhecimento, principalmente na educação. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase no tratamento da linguagem nas novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, ensino, abreviaturas, escrita e léxico. Orientou por quatro trabalhos monográficos de pós-graduação em novas tecnologias aplicadas à educação pelo Laboratório de Novas Tecnologias, da UFF.

Erliandro Felix Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Licenciado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduado em Logística e em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul (UCS); especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Libras pela Faculdade Futura (Futura) e em Educação Especial, Educação Inclusiva e Libras (ESTRATEGO); e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Já atuou como professor no curso de extensão de Libras na UFJF, no curso Libras EaD da Universidade Federal Fluminense (UFF), como Tutor EaD do curso de extensão de Libras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e como bolsista auxiliar de tradução no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atualmente, trabalha como professor substituto de Libras na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), é membro do grupo de pesquisa Ubuntu da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do grupo de pesquisa de Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); também, é mestrando no programa de pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS.

William Velozo Francioni, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Tradutor e Intérprete Educacional de Libras-português (TILSP) e Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Câmpus Avançado Ilha Solteira do Instituto Federal de São Paulo (IST/IFSP). Certificado e habilitado como TILSP pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH/SEE/MG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); especialista em Educação e Tecnologia pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e em Libras pela Faculdade Futura; bacharel em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Atualmente, é licenciando em Letras - Libras e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui experiência e interesse acadêmico por questões relacionadas aos Estudos da Tradução e da Interpretação, aos estudos linguísticos da Libras e à educação com/de/para surdos.

Published

01-01-2023

How to Cite

GOMIDES, P. A. D.; DA SILVA RIBEIRO, T.; FELIX SILVA, E. .; VELOZO FRANCIONI, W. . Teaching and inclusion in higher education: ’Metamorphoses’ in the paths of a deaf student/researcher. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 55–73, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29609. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29609. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos