A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES QUE TRABALHAM EM ZONA RURAL: DIFICULDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v10i2.4470Palavras-chave:
Representação social, educação do campo, movimentos sociais.Resumo
Discute a representação social de educação dos professoresque atuam em Zona Rural, nos Municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Os resultados apontam que o provável Núcleo Central das Representações Sociais são: dificuldade e desafio. O que evidencia as dificuldades em atuar na realidade rural, ao mesmo tempo em que se configura a superação de obstáculos como desafio. Utilizamos a técnica de associação de idéias, questionário, entrevistas e o grupo focal. A pesquisa evidenciou as dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos professores, as quais a formação inicial não dá o suporte necessário para enfrentá-las, ao mesmo tempo em que mostra o abandono por parte dos governos da realidade rural. No entanto, todas estes problemas são compensados pelo sentimento de pertencimento que motiva os professores para uma ação pedagógica comprometida, impulsionando para o enfrentamento e resistência frente às situações desafiadoras.
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