A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ANÚNCIO DA PROPAGANDA: RELAÇÃO DE ALTERIDADE ENTRE AS PALAVRAS NO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v14i2.6917Keywords:
Linguística, Semântica, HumanidadesAbstract
Este trabalho pretende discutir a respeito da relação de alteridade entre as palavras mobilizadas em uma propaganda contra o fumo em locais fechados. Para analisar o enunciado da propagada utilizaremos conceitos da Teoria da Argumentação na Língua desenvolvida por Carel e Ducrot, atentando, sobretudo, para conceitos desenvolvidos pela Teoria dos Blocos Semânticos. O anúncio que divulga uma campanha contra o fumo em locais fechados, foi retirado dos murais da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no ano de 2011. Por meio da reflexão teórica pautada na Semântica Argumentativa, observaremos o funcionamento da língua no discurso da propaganda, analisando como as palavras mobilizadas nesse discurso produzem sentido ao alocutário. Assim, discutiremos sobre a relação de alteridade em dois níveis: o primeiro nível é a relação eu – tu, ou seja, uma relação entre locutor (produtor de enunciados) e alocutário (a quem se dirigem os enunciados); o segundo nível é a relação de alteridade entre as palavras que combinadas umas às outras mantêm entre si uma relação de interdependência de sentidos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.