POR UMA CONTRA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v16i1.9479Keywords:
Educação Popular, Emancipação, Educação e Saúde, Ensino na SaúdeAbstract
A saúde tem na ação educativa um dos seus eixos norteadores, dessa forma o pensar e fazer no campo da saúde agrega um papel educativo em uma proposta de educação visando à emancipação do sujeito, seja em seu modo de ver o processo saúde e doença, seja em seu papel como sujeito consciente e atuante na sociedade. Assim sendo, o objetivo deste artigo é refletir acerca do aporte teórico da Educação Popular e suas possíveis contribuições ao campo do Ensino e educação em saúde, em uma perspectiva emancipadora e crítica, tendo como referenciais teóricos Antônio Gramsci e Paulo Freire. A Educação Popular é um sistema de ensino que historicamente marcou a criação de um movimento de profissionais do setor de saúde brasileiro que buscavam ultrapassar os processos autoritários e normatizadores dos serviços de saúde a população. A teoria Gramsciana e a Freireana contribuem para a compreensão do pensar e fazer na Educação Popular em Saúde, trazendo categorias importantes para discussão das práticas educativas nesse campo. A discussão apresentada sinaliza a necessidade de reformulação da formação dos profissionais de saúde, a partir da reflexão do pensar e fazer no campo da saúde visando à transformação social e emancipação do sujeito.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.