PROCURANDO PAULO FREIRE NO CHILE, ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DE SUAS IDEIAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Marcela Gajardo Universidade Católica do Chile

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26701
Agencias de apoyo

Palabras clave:

, políticas de alfabetização e educação de adultos no Chile, método Paulo Freire de alfabetização de adultos, conscientização, teoria e prática.

Resumen

Este artigo está baseado no livro de PAULO FREIRE, Crônica sobre seus anos no Chile, cuja versão eletrônica e resumida está disponível em (www.academia.edu). Além da análise em que se baseia este texto, a versão eletrônica contém sete textos inéditos preparados por Freire, relacionados com suas atividades como consultor do Instituto de Pesquisa, Treinamento e Reforma Agrária (ICIRA). Os documentos originais, em versões digitalizadas, estão disponíveis no Fundo José Miguel Arguedas da Biblioteca Nacional do Chile (DIBAM).

Biografía del autor/a

Marcela Gajardo, Universidade Católica do Chile

Socióloga da educação. Graduada em Educação pela Universidade Católica do Chile e com “Master of Arts” em Sociologia pela Universidade de Essex, na Inglaterra, trabalhou com Paulo Freire no ICIRA entre 1966 e 1969, quando editou o livro Sobre la Acción Cultural a pedido de seu autor. Pesquisadora visitante da Universidade de Harvard (2015-2016) associada à FLACSO no Chile. Cofundadora e ex-diretora do PREAL (1995-2014), foi assessora e consultora de órgãos internacionais, entre eles: UNESCO, OEA e IDRC. Participou e presidiu o Conselho Assessor do Global Monitoring Report (GMR) com sede na UNESCO, em Paris (2002-2010). Autora de livros e artigos sobre educação e desenvolvimento, atuou como professora convidada em universidades chilenas e estrangeiras, apresentou palestras em seminários internacionais realizados na América Latina, Europa e em alguns países da Ásia, entre eles China e Japão. Formada em Letras e que tenho mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Unioeste.

Publicado

01-01-2021

Cómo citar

GAJARDO, M. PROCURANDO PAULO FREIRE NO CHILE, ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DE SUAS IDEIAS PEDAGÓGICAS. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26701. Acesso em: 3 jul. 2024.