PAULO FREIRE Y LA REVOLUCIÓN CUBANA. 1959-1997: DE LA HISTORIA INTELECTUAL A LA SOCIAL

Autores/as

  • Felipe de Jesús Pérez Cruz Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona” (UCPEJV).

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26702
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Palabras clave:

Freire, Educação Popular e Revolução Cubana.

Resumen

O artigo tem objetivo de expor uma investigação realizada sobre os vínculos histórico-pedagógicos de Paulo Freire com a Revolução Cubana. Se utiliza uma metodologia qualitativa para precisar em tempo, espaço e transcendência das relações do objeto de estudo. Avaliam-se os contextos de partida, o interessante mosaico de circunstancias internacionais e nacionais em que se moveram tais relações, as raízes das lutas emancipatórias caribenhas, latinoamericanas e mundiais da épica, e o impacto do protagonismo histórico de Freire e da Revolução Cubana, suas identidades, paralelos e confluências.

Biografía del autor/a

Felipe de Jesús Pérez Cruz, Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona” (UCPEJV).

Doctor en Ciencias Pedagógicas por la Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona” (UCPEJV). Profesor Titular del Centro de Estudios Educacionales de la UCPEJV. Investigador Titular y Jefe del Proyecto “El conocimiento histórico pedagógico en la enseñanza de la Historia de Cuba y América”, proyecto asociado al Programa Nacional de Ciencias del Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente de la República de Cuba.

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Publicado

01-01-2021

Cómo citar

PÉREZ CRUZ, F. de J. PAULO FREIRE Y LA REVOLUCIÓN CUBANA. 1959-1997: DE LA HISTORIA INTELECTUAL A LA SOCIAL. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 105 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26702. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26702. Acesso em: 15 may. 2024.