Práticas socioespaciais em escolas de Rio Grande − RS

ocupação, protagonismo juvenil e participação democrática

Autores/as

  • Diego Noda dos Santos
  • Lígia Cardoso Carlos UFPel

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30147

Palabras clave:

Movimento de ocupação secundarista, práticas socioespaciais, protagonismo juvenil

Resumen

O artigo trata do momento político vivenciado entre os meses de maio e junho de 2016 no que diz respeito ao movimento realizado pelos estudantes secundaristas e que ganhou as escolas, as ruas e as mídias da época com a nomenclatura Movimento de Ocupação, no recorte espacial do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul − RS. Fundamenta-se nas práticas socioespaciais que o constituíram, possibilitando compreender processos sociais e pessoais delas advindas. A pesquisa de natureza qualitativa tomou como método para geração de dados a entrevista narrativa com estudantes que participaram do processo de ocupação em dez escolas do município citado. Essas memórias foram analisadas tendo como procedimento para o tratamento dos dados processos da análise de conteúdo. A base de análise foi organizada com os conceitos de lugar, território, redes e ação política para compreender os processos desenvolvidos nas escolas durante o movimento e, também, no período que o sucedeu. Como resultados a pesquisa revelou que aprendizagens democráticas foram construídas a partir de um processo de protagonismo juvenil como ação política, com conquistas no âmbito político e pessoal que reconfiguraram as escolas enquanto território e lugar naquele tempo e espaço das ocupações.

Publicado

30-06-2023

Cómo citar

NODA DOS SANTOS, D. .; CARDOSO CARLOS, L. Práticas socioespaciais em escolas de Rio Grande − RS: ocupação, protagonismo juvenil e participação democrática. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 123–142, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30147. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30147. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos