Cuidado à saúde da criança em tempos de pandemia

metassíntese qualitativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31705

Palabras clave:

Saúde da Criança, Cuidado da Criança, COVID-19

Resumen

Objetivo: buscar evidências científicas que descrevam dificuldades ou potencialidades para o cuidado à saúde da criança em tempos de pandemia. Método: metassíntese qualitativa, com busca nas bases de dados CINAHL, PubMed, Web of Science e Scielo. Foram analisados seis artigos publicados entre 2020 e janeiro de 2023, que atenderam os critérios de inclusão. Resultados: nos diferentes pontos da Rede de Atenção em Saúde foram evidenciadas repercussões para o cuidado infantil, observadas pela descontinuidade das consultas, exames e terapias, bem como na interrupção de estímulos para o desenvolvimento saudável. Identificou-se (re)adaptações no cotidiano familiar pela desarticulação da rede de apoio, mudanças no comportamento e emoções das crianças e sobrecarga do cuidador. Como potencialidade destaca-se a aproximação das crianças com seus cuidadores principais. Considerações Finais: torna-se relevante recuperar as atividades de acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento infantil, assim como favorecer a interação com outras crianças e a retomada da rede de apoio. 

Biografía del autor/a

Yury Lizeth Cardozo Prada, UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

Sanitarista. Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela UNIOESTE. Acadêmica de Medicina na UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA.

Gabriela Gomes Espindola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Katherine Slowinski Knapp, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Neide Martins Moreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Adriana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga. Farmacêutica. Doutora em Ciências, docente do curso de Enfermagem e dos cursos de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e em Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Foz do Iguaçu, PR.

Publicado

17-01-2024

Cómo citar

PRADA, Y. L. C.; ESPINDOLA, G. G.; KNAPP, K. S.; MOREIRA, N. M.; DA SILVA, R. M. M.; ADRIANA. Cuidado à saúde da criança em tempos de pandemia: metassíntese qualitativa. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 256–271, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31705. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31705. Acesso em: 17 jul. 2024.