ESBOÇOS PARA UMA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE RUDOLF STEINER À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICO

Autores/as

  • Yuri Rodrigues da Cunha UNESP Marilia, Faculdade ITES, Escola Waldorf João Guimarães Rosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.32899

Palabras clave:

sociología de la educacion, formación humana, Práxis

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexão inicial para uma sociologia da educação a partir do pensamento de Rudolf Steiner, cujos fundamentos residem nas categorias analíticas desenvolvidas a partir de Karl Marx. Assim, partiu-se das categorias marxianas de: trabalho; formação humana e práxis, para, em seguida, identificar se essas categorias estão presentes no pensamento de Steiner e de qual maneira ele as apresentam. Assim, identificado tais categorias, concluiu-se que, embora estejam em campos paradigmáticos distintos, por meio de uma afinidade eletiva, é possível afirmar que há na obra desenvolvida por Steiner, fundamentos possíveis para uma sociologia da educação, e, que o autor pode oferecer contribuições teóricas e metodológicas ao campo sociológico que visa colaborar com a formação de um ser humano integral e emancipado.

Publicado

27-02-2025

Cómo citar

RODRIGUES DA CUNHA, Y. ESBOÇOS PARA UMA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE RUDOLF STEINER À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICO. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 244–262, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.32899. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/32899. Acesso em: 30 mar. 2025.