FELIPPE D'OLIVEIRA

UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores/as

  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria
  • Nátaly Brescovit Figueira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.33536

Palabras clave:

Literatura Brasileira, Poesia, Felippe D'Oliveira

Resumen

Este artigo objetiva apresentar uma revisão narrativa acerca da poética de Felippe D’Oliveira, destacando diacronicamente as reflexões críticas a respeito de sua obra, situada entre as expressões finisseculares e o Modernismo brasileiro. Para lograrmos êxito na pesquisa, recorremos às bases de dados SciELO, Periódicos Capes, Google Scholar, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, além de livros que abordam, mesmo que de forma suscinta, a literatura do autor. Como resultado, fica evidente a relevância da voz poética de Felippe D’Oliveira que, a partir do intercâmbio entre a sua literatura e a sociedade da época, compõe um episódio importante de um tempo permeado tanto de criatividade artística quanto de contradições e descobertas culturais.

 

Biografía del autor/a

Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Substituto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, é, também, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Obteve o título de Mestre (2014) com a dissertação A velocidade e a simultaneidade na configuração fragmentada da urbe em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, transformada em livro e publicada pela Paco Editorial, de São Paulo, em julho de 2015. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Literatura Comparada, com enfoque na relação entre a literatura, outras artes e mídias. Também participa como integrante do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Intermidialidade II (CNPq/UFMG), coordenado por Thais Flores Nogueira Diniz e do Projeto de Pesquisa Pinturas descritas, pinturas da escrita:estudos sobre literatura, crítica e pintura, este último coordenado por André Soares Vieira, na UFSM. Áreas de interesse: Intermidialidade. Comparativismo. Literatura Modernista. Literatura Contemporânea.

Publicado

19-12-2025

Cómo citar

ZAMBERLAN, L. da C.; BRESCOVIT FIGUEIRA, N. FELIPPE D’OLIVEIRA: UMA REVISÃO NARRATIVA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 30–42, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.33536. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/33536. Acesso em: 24 dic. 2025.