LABDOC
EDUCAÇÃO INTEPROFISSIONAL E ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34792Palabras clave:
engajamento estudantil, educação interprofissional, formação na saúdeResumen
Os projetos e as experiências voltadas à qualidade de vida universitária, engajando os e as estudantes com a própria vivência e discutindo temas como questões de etnia, raça e gênero, favorecem a participação na vida institucional e a apropriação dos espaços de formação, intervenção na realidade e produção de conhecimentos. O engajamento vai além da participação dos estudantes na instituição, envolve o sentimento de pertencimento a esse lugar de formação. O presente trabalho objetiva relatar a experiência no âmbito da unidade curricular eletiva LabDOC - Educação Interprofissional em Saúde e Engajamento Estudantil, oferecida a estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Tecnologias em Saúde, da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Brasil). Nosso grupo de aprendizagem compreendeu 3 docentes e 11 estudantes dos cursos referidos, investindo-se em situações de aprendizagem caraterizados por metodologias participativas e processos avaliativos centrados nos e nas estudantes. A busca permanente pela articulação entre as práticas e os saberes, procurando configurar as dimensões éticas, políticas e sociais do engajamento estudantil na universidade e suas imbricações com a educação interprofissional como dispositivo epistemológico e metodológico, mostrou-se potente e mobilizadoras para o grupo. As discussões e reflexões sobre o vivido e as produções fomentaram o envolvimento com os processos de formar-se na área da saúde, indicando a ampliação do pertencimento e compromisso com uma cultura acadêmica mais coletiva e corresponsável pela formulação e implementação de política institucionais no campo da equidade, inclusão e educação antirracista.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.