Abordagem sociointeracionista na prática de professores da rede pública municipal da Grande Ilha de São Luís - MA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29626Palavras-chave:
Perspectiva Vygotskyana, Interação e mediação, Processo de ensino-aprendizagemResumo
A psicologia da aprendizagem tem contribuído bastante para que professores ressignifiquem suas práticas, a partir de pressupostos que esclarecem sobre as diferentes formas de ensinar e aprender, o que reflete na melhoria da qualidade da educação oferecida pelas escolas. Entre esses pressupostos, por exemplo, destaca-se o do teórico Vygotsky (1989), que postulou sobre o desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem a partir da interação do sujeito com o meio do qual faz parte. Sua vertente teórica ficou conhecida, então, como sociointeracionismo. Nesse sentido, este artigo objetivou investigar as contribuições da abordagem sociointeracionista na prática de professores da rede municipal da Grande Ilha de São Luís, no estado do Maranhão. A proposta desta pesquisa possui caráter qualitativo, quanto ao tipo de pesquisa, sendo ainda descritiva, quanto aos objetivos. Realizou-se também uma pesquisa de campo, em que o público participante foram dez professores da educação básica maranhense. O instrumento de coleta de dados, portanto, foi um questionário com cinco questões abertas. Assim, os resultados revelaram que os professores possuem conhecimentos básicos sobre a abordagem proposta por Vygotsky e desenvolvem práticas que envolvem metodologias sociointeracionistas, embora percebam que ainda é necessário que essa perspectiva seja mais explorada por professores e pelas instituições de ensino, inclusive, aquelas das quais fazem parte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.