EDUCACIÓN PÚBLICA Y EMPRESAS EDUCATIVAS. CONTINUIDADES Y RUPTURAS DEL NEOLIBERALISMO EN LATINOAMERICA Y LA ARGENTINA (1994-2012)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v15i1.8526Palavras-chave:
Educación pública, Estado, empresas educativas.Resumo
El presente trabajo se refieres a los cambios estructurales que provocó la reforma conservadora aplicada en Latinoamérica a partir de los años ‘70 se atenderá en particular a la constitución de la matriz neoliberal diseñada en los sistemas educativos, así como a sus continuidades y rupturas respecto de la actualidad. Como núcleo de problematización se abordarán las relaciones que durante este proceso se fueron conformando y afianzando entre la educación pública estatal argentina, las empresas privadas educativas y sus vínculos con los organismos internacionales (BM; BID; UNESCO). Estas acciones parecenaportar poco a la desarticulación del sistema educativo burocrático y regresivo perteneciente a la matriz neoliberal, tal como ocurre con la implementación de Programas focalizados y acuerdos con Organizaciones No Gubernamentales vinculadas a empresas corporativas, que le otorgan a la política pública educativa fuertes rasgos de naturaleza privatista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.