Mobilização para as Mudanças Climáticas, IES e as Demandas da Multigeracionalidade: Uma proposta de Educação para a Sustentabilidade nas Matrizes Curriculares do Ensino Superior

A Proposal for Sustainability Education in Higher Education Curriculum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32348

Resumo

Este artigo propõe uma análise crítica sobre a crescente demanda da Multigeracionalidade por uma educação voltada para a sustentabilidade nas instituições de ensino superior (IES), em resposta aos desafios urgentes das mudanças climáticas. A abordagem multigeracional destaca a diversidade de perspectivas, valores e experiências presentes nas comunidades acadêmicas, refletindo a complexidade das questões contemporâneas da sustentabilidade. A mobilização para enfrentar as mudanças climáticas exige uma revisão das matrizes curriculares, incorporando não apenas conhecimentos científicos, mas também promovendo habilidades práticas, consciência ética e engajamento socioambiental. O artigo examina possibilidades de sucesso, desafios e oportunidades associadas à integração da educação para a sustentabilidade nas IES, considerando a interseção entre as expectativas multigeracionais e as estratégias institucionais.

Biografia do Autor

Jose Luiz Esteves, Fundação Getulio Vargas

Prof. Dr. em Administração, Edupreneur da Exponentialis Platafoma de Projetos em Aprendizagem e Educacao Transformadora/ EducaZAP, Founder do 4mentors; Gestor Educacional, Avaliador de Projetos de Inovação Tecnológica da UNILA, Avaliador e Coordenador da área de Ciências Sociais Aplicadas da RTP Revista Acadêmica e professor autor de diferentes IES. Membro do Conselho Editorial da Quipa Editora. Fui pesquisador de Inovação e Empreendedorismo pelo CNPq, sou professor do MBA  FGV, da BSSP Business School e se outras IES em Inovação, Empreendedorismo, Marketing e Plan Estrategico; Sou mentor de startups e empreendedorismo pela Inovativa Brasil, Start Out Brasil e Salto Aceleradora. Mentor do CWI CoalitionWild International Mentorship e do ICLEI Innovation; Mentor especialista do WildHub Community UK

Downloads

Publicado

20-04-2024

Como Citar

ESTEVES, J. L. Mobilização para as Mudanças Climáticas, IES e as Demandas da Multigeracionalidade: Uma proposta de Educação para a Sustentabilidade nas Matrizes Curriculares do Ensino Superior: A Proposal for Sustainability Education in Higher Education Curriculum. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32348. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32348. Acesso em: 9 out. 2024.