Mobilização para as Mudanças Climáticas, IES e as Demandas da Multigeracionalidade
Uma proposta de Educação para a Sustentabilidade nas Matrizes Curriculares do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32348Resumo
Resumo: Este artigo propõe uma análise crítica sobre a crescente demanda da Multigeracionalidade por uma educação voltada para a sustentabilidade nas instituições de ensino superior (IES), em resposta aos desafios urgentes das mudanças climáticas. A abordagem multigeracional destaca a diversidade de perspectivas, valores e experiências presentes nas comunidades acadêmicas, refletindo a complexidade das questões contemporâneas da sustentabilidade. A mobilização para enfrentar as mudanças climáticas exige uma revisão das matrizes curriculares, incorporando não apenas conhecimentos científicos, mas também promovendo habilidades práticas, consciência ética e engajamento socioambiental. O artigo examina possibilidades de sucesso, desafios e oportunidades associadas à integração da educação para a sustentabilidade nas IES, considerando a interseção entre as expectativas multigeracionais e as estratégias institucionais.
Palavras-Chave: Aprendizagem, IES, Curriculum, Futuro, Multigeracionalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.