A Educação Ambiental Envolvendo Zoológico e Escola: Um Relato de Experiência

Autores

  • Eduarda do Rosario Borges da Silveira UNIOESTE
  • Larissa Liz Busato Cochak UNIOESTE
  • Juliano Bittencourt UNIOESTE
  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32385

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de aula-passeio, conduzida por participantes do Programa Residência Pedagógica, com uma turma de 7º ano, com foco na Pedagogia de Freinet. A atividade visou explorar a Zoologia, a Ecologia e a Educação Ambiental por meio de uma visita ao zoológico, realizando uma aula-passeio, no encerramento do trimestre em que estes conteúdos foram abordados. As aulas, ao longo do trimestre, abordaram grupos de animais, com ênfase em conceitos sistemáticos, relações ecológicas e problematizações socioambientais. Sendo posteriormente, realizada a aula-passeio guiada por um técnico do zoológico e discussões posteriores em sala de aula. Após a visita, os alunos realizaram uma pesquisa sobre os animais observados. A aula subsequente apresentou o histórico dos zoológicos e sua relevância para a Educação Ambiental, seguida por discussões e aplicação de um questionário. Os resultados indicaram que a aula-passeio contribuiu para contextualizar/consolidar e ampliar os conteúdos estudados, ao mesmo tempo em que possibilitou romper com percepções antropocêntricas, gerando um olhar mais crítico em relação aos assuntos discutidos.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Residência Pedagógica. Aula-passeio.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

BORGES DA SILVEIRA, E. do R.; LIZ BUSATO COCHAK, L.; BITTENCOURT, J.; MOREIRA PRUDENTE DE OLIVEIRA, J. A Educação Ambiental Envolvendo Zoológico e Escola: Um Relato de Experiência. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–10, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32385. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32385. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência