DOSSIÊ- vol. 26, n. 60 (2025) - A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LINGUAGEM

19-09-2024

A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LINGUAGEM

A prática de análise linguística (PAL), como uma prática de linguagem na e para o ensino de língua na esfera escolar, ascende na publicação de obras de J. W. Geraldi entre as décadas de 1980 e 1990, despontando-se como uma das unidades de ensino da língua portuguesa na Educação Básica para o trabalho com os recursos linguísticos sob uma nova abordagem: a reflexão de seus usos. Essa proposta ganhou reconhecimento como um dos eixos de ensino de LP e passou a ser incorporada em documentos parametrizadores, inicialmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e, mais recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) que a renomeou como prática de analise linguística/semiótica (PAL/S). Esse reconhecimento no ensino estimulou estudos dessa prática de linguagem por meio de diversos vieses teórico-metodológicos. Dentre eles, destacamos, como foco neste dossiê, estudos contemporâneos voltados aos escritos do Círculo de Bakhtin em confluências com proposição da PAL/S, ao que denominamos como PAL/S de base dialógica que, sustentada pela concepção dialógica de linguagem, apresenta uma (re)leitura da proposta de Geraldi (1984, 1991) e Franchi (2006[1988]). Com base nesse princípio, procuramos reunir, neste dossiê, estudos/pesquisas/reflexões que proponham um trabalho teórico-metodológico-analítico e/ou didático-pedagógico com a prática de análise linguística/semiótica de base dialógica no ensino de linguagem.

Organização:

Profa. Dra. Adriana Mendes Polato (UNESPAR)

E-mail: adriana.polato@ies.unespar.edu.br

Prof. Dr. Rodrigo Acosta Pereira (UFSC/CNPq)

Email: drigo_acosta@yahoo.com.br

Profa. Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes (UNIOESTE)

E-mail: tehubes@gmail.com

Prazo para submissão dos artigos: 30 de setembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025

Previsão de publicação: abril de 2025