PUBLICAÇÃO DOS PRÓXIMOS NÚMEROS

06-01-2011

SOBRE A REVISTA

 

A Revista Línguas & Letras, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, está recebendo artigos, ensaios e resenhas, de acordo com as normas da revista, para a composição de suas próximas edições. A Revista organiza-se a partir de três seções: a) Dossiê Temático definido em cada semestre e divulgado via edital de chamada para publicações; b) Estudos da Linguagem; c) Estudos Literários. O projeto acolhe artigos originais e inéditos, resenhas críticas e entrevistas de interesse da comunidade científica e, de forma alternada, o dossiê enfoca ora os Estudos Literários, ora os Estudos Linguísticos.

O projeto é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste - Campus de Cascavel. A publicação tem como proposta divulgar trabalhos em forma de artigos ou resenhas resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico. A revista propõe atender às especificidades das áreas de Letras e Linguística, tendo em vista as questões de Estudos Linguísticos, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Estrangeiras e Artes, Tradução, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Aquisição de 1ª e 2ª Línguas, Letramento, Questões de Leitura e Escrita, Bilinguismo/Línguas em Contato e Escolarização nos vários níveis.

Aceitam-se contribuições em português, inglês, espanhol, italiano e alemão que serão submetidas à apreciação das Comissões Executiva e Editorial e do Conselho Consultivo da Revista. O simples envio dos trabalhos não garante sua publicação. As normas para publicação encontram-se disponíveis na página da revista na internet.

 

PRÓXIMOS NÚMEROS

 

a) PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011

 

Assim, o próximo dossiê temático da revista — a ser publicado no Volume 12, Número 22, referente ao primeiro semestre de 2011 — é dedicado à temática “Crenças e atitudes linguísticas em regiões de línguas em contato”.

A temática corresponde ao papel de inserção regional de pesquisas voltadas para os fenômenos linguísticos e culturais promovidos por pesquisadores de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ou por eles orientadas. Neste número, além de trabalhos focados na temática em tela, serão aceitos artigos relativos a pesquisas que demonstrem relevância para questões linguísticas e culturais que influenciam na constituição da linguagem.

 

b) SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

 

O Volume 12, Número 23, referente ao segundo semestre de 2011, terá o dossiê dedicado à temática “Literatura contemporânea: escritura e resistência”. Nessa perspectiva, os textos estarão voltados para as reflexões sobre as intersecções entre literatura, história e memória, além de leitura comparada com outras textualidades como o cinema, o teatro, a pintura, a música, dentre outras manifestações simbólicas que abordem o tema do excluído e da escrita.

A partir desse enfoque, o dossiê temático pretende fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

 

NÚMERO ESPECIAL: 10 ANOS DA REVISTA

 

Em 2011 será lançado número especial comemorativo dos dez anos da Revista Línguas & Letras. Ao longo dos dez anos a Revista Línguas & Letras atravessou fases que redundaram no objetivo de divulgar a discussão de temas e resultados de pesquisas vinculados aos estudos da linguística e da literatura em suas diversas áreas e interfaces com disciplinas afins. Priorizaram-se textos inéditos e muitas vezes centrados em temáticas vinculadas à vocação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de Concentração em Linguagem e Sociedade da Unioeste. A expectativa sempre foi a de proporcionar aos leitores estudos relevantes no país e no exterior.

Para comemorar os dez anos de conquistas importantes deste periódico e o diálogo intermediado entre pesquisadores de diferentes instituições nacionais e estrangeiras de ensino e pesquisa, a Comissão Editorial de Estudos Linguísticos e Estudos Literários aceita artigos que possam contribuir com a temática “Inclusão social e políticas sociais para minorias: o papel das pesquisas desenvolvidas na grande área de Letras e Linguística”. O grande desafio deste número está no apoio ao fortalecimento de pesquisas já existentes e à criação de novas expectativas de pesquisa que respondem aos anseios sociais e principalmente da escola pública e privada de lidar com a inclusão social e políticas de minorias no trato com a linguagem e com a cultura.

Contempla o projeto de comemoração dos 10 anos do periódico as seguintes metas:

a) disponibilização via on-line de todos os números da Revista Línguas & Letras no endereço eletrônico do periódico na internet.

b) inserção em novas bases indexadoras nacionais e estrangeiras.

c) tradução dos dados relativos ao perfil da revista e políticas editorias no sistema de divulgação e distribuição da revista.

 

 

PRAZOS PARA ENVIO DAS PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO:

_____________________________________________________________________

VOLUME 12, NÚMERO 22 – PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011

20 de março de 2011

 

Dossiê temático:

“Crenças e atitudes linguísticas em regiões de línguas em contato”

_____________________________________________________________________

VOLUME 12, NÚMERO 23 – SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

 

30 de setembro de 2011

Dossiê temático:

“Literatura contemporânea: escritura e resistência”

_____________________________________________________________________

NÚMERO ESPECIAL (10 ANOS DA REVISTA)

29 de junho de 2011

Dossiê temático:

“Inclusão social e políticas sociais para minorias:

o papel das pesquisas desenvolvidas na grande área de Letras e Linguística”

_____________________________________________________________________