O FUNCIONAMENTO ARGUMENTATIVO E POLIFÔNICO DO TEXTO NARRATIVO
Agências de fomento
FAPESB
Palavras-chave:
Blocos semânticos, Polifonia, NarraçãoResumo
Neste artigo, propõe-se verificar como se dá o funcionamento argumentativo e polifônico do texto narrativo, a partir da análise do conto A moça tecelã de Marina Colasanti. Para tanto, baseia-se nos pressupostos da Teoria dos Blocos Semânticos e em conceitos da Teoria Polifônica da Enunciação, proposta por Ducrot (1984a, 1988). Defendem-se as hipóteses: a) a narrativa do conto A moça tecelã está determinada por acepções de “tempo”, enquanto elemento responsável por trazer e levar os acontecimentos; b) os textos narrativos são atravessados pela argumentação constitutiva do ponto de vista do enunciador, colocado em cena pelo locutor; c) o funcionamento argumentativo do conto mobiliza dois discursos sobre casamento. Como resultado, constatou-se que circulam nos textos narrativos discursos argumentativos que foram formalizados em encadeamentos elaborados a partir da análise semântica do conto A moça tecelã e por meio dos quais funcionam neste conto duas noções de tempo e dois discursos sobre casamento.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
11-02-2015
Como Citar
SOUZA, C. R. de; LEBLER, C. D. C. O FUNCIONAMENTO ARGUMENTATIVO E POLIFÔNICO DO TEXTO NARRATIVO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10577. Acesso em: 30 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.