PROPOSTA DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO DE INGLÊS EM AMBIENTE DIGITAL
Agências de fomento
Palavras-chave:
perspectiva sociocultural- unidade temática- colaboração.Resumo
A partir de uma perspectiva sociocultural (LANTOLF, 2000; 2010), o presente artigo tem como objetivo apresentar uma unidade temática especialmente planejada para uma turma de Língua Inglesa de nível avançado. Esta unidade temática foi elaborada no ambiente virtual de aprendizagem http://pbworks.com , propondo vinte horas de tarefas colaborativas para os alunos, e contou com gêneros textuais variados e ferramentas digitais diversificadas. O objetivo da unidade temática é estimular a colaboração entre os alunos, focalizando a cultura de países de Língua Inglesa no que diz respeito ao Artesanato, estabelecendo relações com a história do Artesanato no Brasil e trabalhando a compreensão e produção oral e escrita. Ao criar uma unidade temática que propõe o estudo de aspectos culturais de outros países, cria-se uma oportunidade para os alunos de vivenciarem a cultura do outro, e de perceberem que a cultura não está dissociada da língua. Tais aspectos se fazem presentes em aulas de língua estrangeira devido ao fato de que por lidar-se com língua, os indivíduos também lidam com aspectos culturais, identitários e sociais. Considerando que compreensão oral e escrita e produção oral e escrita são habilidades indissociáveis, as tarefas propostas na unidade temática foram elaboradas levando em conta o contexto dos alunos, suas necessidades, os interesses da turma e também os três tipos de conhecimento propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998): sistêmico, de mundo e de gênero, além das estratégias de Oxford (1990).Downloads
Publicado
11-02-2015
Como Citar
BUSETTI, D. PROPOSTA DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO DE INGLÊS EM AMBIENTE DIGITAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10818. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.