PROPOSTA DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO DE INGLÊS EM AMBIENTE DIGITAL

Autores

  • Débora Busetti

Palavras-chave:

perspectiva sociocultural- unidade temática- colaboração.

Resumo


A partir de uma perspectiva sociocultural (LANTOLF, 2000; 2010), o presente artigo tem como objetivo apresentar uma unidade temática especialmente planejada para uma turma de Língua Inglesa de nível avançado. Esta unidade temática foi elaborada no ambiente virtual de aprendizagem http://pbworks.com , propondo vinte horas de tarefas colaborativas para os alunos, e contou com gêneros textuais variados e ferramentas digitais diversificadas. O objetivo da unidade temática é estimular a colaboração entre os alunos, focalizando a cultura de países de Língua Inglesa no que diz respeito ao Artesanato, estabelecendo relações com a história do Artesanato no Brasil e trabalhando a compreensão e produção oral e escrita. Ao criar uma unidade temática que propõe o estudo de aspectos culturais de outros países, cria-se uma oportunidade para os alunos de vivenciarem a cultura do outro, e de perceberem que a cultura não está dissociada da língua. Tais aspectos se fazem presentes em aulas de língua estrangeira devido ao fato de que por lidar-se com língua, os indivíduos também lidam com aspectos culturais, identitários e sociais. Considerando que compreensão oral e escrita e produção oral e escrita são habilidades indissociáveis, as tarefas propostas na unidade temática foram elaboradas levando em conta o contexto dos alunos, suas necessidades, os interesses da turma e também os três tipos de conhecimento propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998): sistêmico, de mundo e de gênero, além das estratégias de Oxford (1990).

Downloads

Publicado

11-02-2015

Como Citar

BUSETTI, D. PROPOSTA DE UNIDADE TEMÁTICA PARA O ENSINO DE INGLÊS EM AMBIENTE DIGITAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10818. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS