EL INFINITO EN LA PALMA DE LA MANO (2013): UM NOVO GÉNESIS DESDE A PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA DE GIOCONDA BELLI

Autores

  • María Pía Francisco Marcaida - Fleck
Agências de fomento

Palavras-chave:

PALABRAS CLAVE, Literatura Comparada, El infinito en la palma de la mano (2013), Intertextualidad, “Entre-lugar”, Literatura hispanoamericana.

Resumo

RESUMO: A ideia da escrita desse texto surgiu como resposta a algumas inquietudes suscitadas ao longo dos estudos sobre Literatura Comparada na América Latina[1] e as posições defendidas por teóricos como Coutinho (1995-2004), Santiago (2000), Bernd (1998), entre outros. Entre elas está a necessidade imperiosa de tomar consciência das especificidades das diversas literaturas, assim como a de se estabelecer um diálogo em pé de igualdade entre as mesmas. Isso equivale a abordar especificamente a literatura dos distintos países latino-americanos como uma dialética entre o local e o universal porque é nessa pluralidade onde ela pode e deve ser entendida, já que as literaturas latino-americanas sempre receberam uma grande influência das europeias e assimilaram destas, como de outras, aspectos e características que, sem dúvida, no presente, são substancialmente modificadas no momento da apropriação. Por isso este artigo analisará a reconstrução da história de Adão e Eva desde uma perspectiva comparatista, isso é, remeterá o romance El infinito en la palma de la mano (2013), de Gioconda Belli não somente à sua individualidade, mas também ao jogo dialético/intertextual com a narração bíblica e alguns textos apócrifos – versões do Velho e Novo Testamentos que não foram incorporados ao cânone eclesiástico mas que Gioconda descobre de maneira acidental – com a finalidade de mostrar que não há nada mais original e intrínseco a um texto que alimentar-se de outros textos e que nesse ritual latino-americano de transgressão ao modelo está subjacente o descobrimento e a conquista do paraíso latino-americano.


[1]El presente trabajoestá enmarcado dentro dela producción colaborativa propuesta a partir del curso “Actualización teórica y práctica en el campo de la Literatura Comparada en el ámbito latinoamericano”, ofrecido por la Secretaría de Posgrado de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Tucumán-UNT, en noviembre de 2013. Dicho curso fue dictado por el profesor invitado de la UNT Doctor Gilmei Francisco Fleck, profesor adjunto de la “Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Cascavel-PR/Brasil.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

MARCAIDA - FLECK, M. P. F. EL INFINITO EN LA PALMA DE LA MANO (2013): UM NOVO GÉNESIS DESDE A PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA DE GIOCONDA BELLI. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 40, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170014, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10965. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários