A SOBREPOSIÇÃO DE FATORES NA ANÁLISE DA VARIAÇÃO PRONOMINAL NÓS/A GENTE
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Variação nós/a gente, Variáveis independentes, Sobreposição de fatores.Resumo
Neste artigo pretendemos analisar,a partir de resultados estatísticos obtidos mediante diferentes rodadas no programa VARBRUL,a sobreposição de fatores da análise conjunta das variáveis saliência fônica, tonicidade e tempo verbal no estudo da variação nós/a gente. A amostra utilizada é constituída de 24 entrevistas de 40/45 minutos cada, realizadas entre 2007 e 2010 em Concórdia – SC, e estratificadas de acordo com sexo, duas faixas etárias (menos de 45 anos e de 50 anos ou mais) e três níveis de escolaridade (fundamental I, fundamental II e ensino médio). Adotando o suporte teórico da Sociolinguística Variacionista pretendemos, então, discutir aspectos metodológicos relacionados à sobreposição de fatores de variáveis independentes que são habitualmente consideradas na análise da variação pronominal nós/a gente na posição de sujeito. Os dados foram obtidos por meio da análise de um corpus com 1553 ocorrências dos pronomes pesquisados: 770 de nós e 783 de a gente. Os resultados mostraram que a análise conjunta das variáveis saliência fônica, tonicidade e tempo verbal altera significativamente os resultados, tanto em relação aos grupos de fatores selecionados, quanto em relação ao peso relativo atribuído às variáveis analisadas.Downloads
Publicado
11-02-2015
Como Citar
FRANCESCHINI, L. T.; LOREGIAN-PENKAL, L. A SOBREPOSIÇÃO DE FATORES NA ANÁLISE DA VARIAÇÃO PRONOMINAL NÓS/A GENTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11040. Acesso em: 30 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.