INDÍCIOS SOCIOLINGUÍSTICOS EM COMPÊNDIO DE NORMAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE INFANTE

Autores

  • Thiago Soares de Oliveira
  • Sérgio Arruda de Moura
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Sociolinguística, Ensino de Gramática, Educação.

Resumo

:  O artigo objetiva refletir e demonstrar, com fundamentação teórica nos autores da Sociolinguística, como o normativismo que reveste a disciplina gramatical, normalmente considerada rígida e inflexível pelo adeptos da Linguística do Texto, é conduzido de forma distinta no Curso de Gramática Aplicada aos Textos, de Ulisses Infante, ou seja, de modo mais transigente e sensível ao contexto social do indivíduo, apontando para uma evolução, ainda que lenta, do uso da chamada norma-padrão da língua. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa, a fim de que sejam apreciados alguns trechos em que o autor se mostra propenso a dar à Língua Portuguesa um tratamento social semelhante ao que é proposto pela perspectiva sociolinguística, de sorte que se possa ponderar acerca de uma possível mudança na maneira de orientar os estudos de gramática da Língua Portuguesa. Ao fim, evidencia-se que a abordagem proposta pelo compêndio gramatical representa uma evolução no que se refere tratamento normalmente dispensado à disciplina gramatical, eis que considera diversos preceitos sociolinguísticos.

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Publicado

20-07-2015

Como Citar

OLIVEIRA, T. S. de; MOURA, S. A. de. INDÍCIOS SOCIOLINGUÍSTICOS EM COMPÊNDIO DE NORMAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE INFANTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 32, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11275. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos