PAULO FREIRE E OS ESTUDOS CRÍTICOS DO LETRAMENTO: O SULEAR E A RELAÇÃO NORTE-SUL

Autores

  • Marcos Antonio Rocha Baltar
  • Charlene Bezerra
Agências de fomento

Resumo

Este artigo pretende discutir em que medida a obra de Paulo Freire influenciou o campo denominado de letramento crítico. Paulo Freire é autor citado nos principais textos de Maclaren (1988), Street (1984), Gee (1994), Bartlett (2007), entre outros pesquisadores, considerados como fundadores desse campo de estudos. O diálogo desses autores com os textos seminais de Freire (1981; 1987), notadamente, chancela o que estamos afirmando sobre a influência decisiva do educador brasileiro para a construção dos pilares do arcabouço teórico-metodológico dos estudos do letramento no Brasil, no hemisfério norte, com suas reverberações na América latina e na África. Ao longo do artigo buscamos explicitar de que modo o revozeamento das ideias freireanas foi ponto de partida para o surgimento de diferentes conceitos de base do campo, tais como, por exemplo, os modelos de letramento de Street (1984), bem como a concepção de letramento crítico de Gee (1994). A percepção desses entrecruzamentos de vozes nos possibilita entender a ampla e decisiva contribuição de Paulo Freire no tocante à orientação do pensamento hodierno sobre práticas de leitura e usos sociais da escrita, as quais pautam as práticas educativas orientadas para a emancipação e o empoderamento dos sujeitos envolvidos nas atividades sociais contemporâneas mediadas pela linguagem.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BALTAR, M. A. R.; BEZERRA, C. PAULO FREIRE E OS ESTUDOS CRÍTICOS DO LETRAMENTO: O SULEAR E A RELAÇÃO NORTE-SUL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 28, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11322. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MANIFESTAÇÕES NA DIVERSIDADE