O GROTESCO E A CONSTRUÇÃO ALEGÓRICA EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

  • Toani Caroline Reinehr
  • Lourdes Kaminski Alves
Agências de fomento

Resumo

Para Benjamin (1992), a tessitura do texto literário se dá num processo minucioso e intencional, em que o narrador atua como o artesão, modela e indica os significados por meio dos arranjos linguísticos realizados no texto para a elaboração das imagens e da dramaticidade que tais imagens podem sugerir. Partindo de tal pressuposto, este texto pretende propiciar a reflexão sobre alegoria, processo mimético e elementos do grotesco nas obras Ensaio sobre a cegueira (1998) e As intermitências da morte (2005), de José Saramago. Entende-se que, configurada como tropo de pensamento, a alegoria pode ser observada, no texto literário, a partir do estudo dos signos presentes, que permitem a transfiguração para signos ausentes, conforme Hansen (2006), responsáveis por ampliar a significação. Além disso, no que se refere ao estudo da mimese e do grotesco — como elementos que atuam na construção alegórica —, será investigado, respectivamente, o universo teórico da mimese — tomando como referência os textos Livro X da República, de Platão, Arte Poética, de Aristóteles, e “Representação social e mimesis”, de Luiz Costa Lima —, procurando, ao considerar a tradição crítica, verificar de que maneira as figuras miméticas são empregadas nas obras em análise; e será estudado o grotesco como elemento que pode enriquecer o processo alegórico, pois, caracterizado como contraste, na perspectiva de V. Hugo (2004), o grotesco destoa do belo, da voz oficial, aludindo para o que não deve, ou não pode, ser mostrado. 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

REINEHR, T. C.; ALVES, L. K. O GROTESCO E A CONSTRUÇÃO ALEGÓRICA EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, DE JOSÉ SARAMAGO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 29, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11338. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários