PROJEÇÕES DE IMAGENS DOCENTES PELOS DISCURSOS: REPRESENTAÇÕES E MEMÓRIAS
Palavras-chave:
Discursos, professores, representações.Resumo
O presente artigo objetiva iluminar as representações acionadas por um grupo de educadores sobre o ser docente. A premissa que orienta este estudo é a de que as nossas crenças e os nossos valores são consolidados nas práticas das quais participamos. Então, apresenta-se algo e atualiza-se esse representar, de acordo com a nossa história de vida, com as nossas experiências individuais, por meio das interações. Para este estudo, foram gravadas respostas de entrevistas, as quais foram analisadas com vistas a mapear os movimentos das representações. Diante disso, propôs-se um percurso metodológico, pautado numa abordagem linguístico-textual-discursiva, à luz de princípios sociointeracionistas, com vistas a flagrar nos modos de enunciar dos participantes da pesquisa, regularidades que possam revelar novas configurações das imagens docentes ou acentuar àquelas já estabelecidas. De natureza explicativa e interpretativa; abordagem qualitativa, esta investigação nos fez perceber como os discursos podem revelar representações, pautadas nas ações coletivas e individuais, constitutivas do processo de construção da figura do profissional do ensino. Os exemplos discutidos revelam que os modos de enunciar, dos educadores, projetam imagens e sentidos ancorados numa memória, e estes se refletem em modelos elaborados e partilhados de professores, hoje, ressignificando os papéis, os posicionamentos e as representações com relação ao ser e ao fazer docente.
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