A DUPLA COLONIZAÇÃO DA MULHER NO ROMANCE A ESCRAVA ISAURA (1875), DE BERNARDO GUIMARÃES
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i15.1151Resumo
Os estudos pós-coloniais aventam novas possibilidades para os estudos da literatura brasileira e uma delas é verificar a dupla colonização da mulher. O presente artigo busca elucidar esse tema através da análise do romance A Escrava Isaura. Os resultados mostram que, apesar da opressão colonial e patriarcal, há indícios nas personagens femininas de subjetividade e resistência.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PAGOTO, C.; BONNICI, T. A DUPLA COLONIZAÇÃO DA MULHER NO ROMANCE A ESCRAVA ISAURA (1875), DE BERNARDO GUIMARÃES. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 147–164, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i15.1151. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1151. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.