PUBLICIDADE INFANTIL NA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DE RECEPÇÃO
Agências de fomento
Palavras-chave:
publicidade infantil, recepção, avaliatividadeResumo
Este artigo visa contribuir para a compreensão da recepção da publicidade destinada a crianças, nas famílias brasileiras. O tema da publicidade infantil tem ganhado relevância nos últimos anos devido aos movimentos civis em prol da regulamentação da publicidade para crianças no Brasil. Tendo em vista os diversos interesses em jogo, o assunto tem sido alvo de discussões e polêmicas. O objetivo deste trabalho é, portanto, contribuir para o debate, de modo a compreender a recepção da publicidade infantil na dinâmica familiar. Optou-se aqui pelo foco no olhar de mães e pais. Foram analisadas quatro entrevistas semiestruturadas destinadas a mães e pais de crianças com idade entre seis e 10 anos, realizadas em duas escolas do Distrito Federal. A categoria de avaliatividade foi a considerada para análise de posições, comportamentos e sentimentos presentes nos discursos dos pais. As reflexões pautaram-se na Análise de Discurso Crítica e revelaram que a publicidade para crianças tem sido responsável por certa desarmonia no ambiente familiar, ao mesmo tempo em que reforça tradicionais papéis de atores sociais.Downloads
Publicado
16-12-2015
Como Citar
LIRA, L. C. E. PUBLICIDADE INFANTIL NA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DE RECEPÇÃO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 34, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11721. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS
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