DESDOBRANDO TEMPOS, REDESCOBRINDO OLHARES: UM ESTUDO DE “SINHAZINHA NA JANELA” DE LULA CARDOSO AYRES
Agências de fomento
Palavras-chave:
Gesto, Lula Cardoso Ayres, Image/literaturaResumo
RESUMO: O presente texto teve como objetivo fazer uma leitura da tela “Sinhazinha na janela” (s/d) do artista plástico pernambucano Lula Cardoso Ayres (1910-1987). A partir do repertório imagético formal-geométrico, próprio dos anos 1940 e 1950, em que a arte brasileira, e, mesmo a obra de Ayres, rumava ao concretismo, lemos o gesto como um elemento intrínseco à imagem. A fundamentação teórica é feita a partir do pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, em especial, no texto “Notes sure le geste”, de 1991, no qual o “gesto” é o principal motivo de suas reflexões. PALAVRAS-CHAVE: Gesto; Lula Cardoso Ayres; Image/literatura. http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20160008Downloads
Publicado
01-12-2016
Como Citar
BORBA, M. S. DESDOBRANDO TEMPOS, REDESCOBRINDO OLHARES: UM ESTUDO DE “SINHAZINHA NA JANELA” DE LULA CARDOSO AYRES. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 38, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20160008, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12009. Acesso em: 30 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: LITERATURA E DECOLONIALIDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.