O REFLEXO DO BRINCAR E DA FANTASIA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DOS ENUNCIADOS INFANTIS
Palavras-chave:
aquisição de língua materna, enunciados infantis, processo de construção do sentido.Resumo
O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão de aspectos relacionados ao modo como os enunciados infantis significam, examinando o papel que o brincar e a fantasia neles exercem. Para tanto, fundamentamo-nos nas contribuições da Teoria das Operações Enunciativas em interface com as das teorias da Psicologia Cognitiva e da Psicanálise, por meio do posicionamento, de um lado, sobre o processo de construção do sentido dos enunciados (CULIOLI, 1990; DE VOGÜÉ, FRANCKEL, PAILLARD, 2011) e, de outro, sobre as interações caracterizadas como rotinizadas, integradas ao conceito de formato (BRUNER, 1983), salientando, ainda, a relação entre o brincar, a fantasia e a linguagem na primeira infância (WINNICOTT, 1982). Como corpus, é analisada a fala de uma criança do sexo masculino, GUS, registrada entre 24 e 35 meses de idade, dados do banco NALíngua, projeto de pesquisa interdisciplinar coordenado por DEL RÉ (UNESP/FCLAr-CNPq). A análise centra-se nas interações de GUS em que se observam brincadeiras com diferentes tipos de carros, um jogo de cartas temático, também sobre carros, e o enredo do próprio filme de animação Carros (PIXAR, DISNEY, 2006), elementos que se fazem presentes em um vasto conjunto de suportes com o qual a criança interage, estimulando sua produção verbal e não verbal. Ao examinar sua presença na aquisição e na dinâmica de aprendizagem de aspectos estruturais da língua, mostramos como a criança se apropria de representações às quais as palavras ou expressões por ela empregadas servem de acesso graças a um processo de ajustamento intersubjetivo que integra a fantasia e as suas experiências lúdicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.