GRAMÁTICA, DEVE-SE OU NÃO SE DEVE ENSINAR?
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1706Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade ou não de se ensinar a gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Primeiramente, fazemos uma breve revisão histórico-pedagógica do ensino de Língua Portuguesa e o papel da gramática em cada um desses contextos históricos. Na seqüência, realizamos uma reflexão sobre norma-padrão e exemplaridade, questionando o seu lugar no contexto escolar. Finalmente, defendemos o ensino da gramática – entendida como um sistema de princípios que organizam enunciados –, mas de forma que esteja vinculada aos processos de constituição do enunciado, dirigida pela observação da produção lingüística efetivamente operada.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ALINE, E. GRAMÁTICA, DEVE-SE OU NÃO SE DEVE ENSINAR?. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 27–35, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1706. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1706. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Variedade, Norma e Gênero
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