DILEMAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA (EN)(DE)FORMADO EM FRANQUIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1712Resumo
Neste artigo, fazemos uma análise do material didático e dos depoimentos em blogs de um professor que trabalhou em dois diferentes loci de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: 1) franquia tradicional de ensino de Inglês (TWAIN’S); e 2) curso não-franqueado próprio (FOX’S). O objetivo é o de suscitar uma reflexão no tocante à dimensão do planejamento e à importância da intervenção da abordagem de ensinar do professor e da abordagem de aprender dos alunos na operacionalização dessa etapa tanto em escolas de idiomas franqueadas como nas não-franqueadas. Ademais, a fim de melhor validar os dados, entrevistamos dois outros professoresque trabalharam nesses loci. Os resultados da análise evidenciaram a dificuldade que o professor pesquisado teve ao implementar seu próprio planejamento em FOX’S, em razão da sua total marginalização em TWAIN’S. As implicações dessas evidências (re)acendem a necessidade de empoderar a abordagem de ensinar do professor e a abordagem de aprender dos alunos, a fim de singularizar e otimizar as decisões e ações a serem tomadas para cada (sala de) aula de língua estrangeira.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
DANIELLA DE SOUZA, B. DILEMAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA (EN)(DE)FORMADO EM FRANQUIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 137–155, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1712. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1712. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Um Olhar na Língua Estrangeira
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