PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR PROFICIENTE

Autores

  • BALDO, Alessandra

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1715

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com
vinte leitores proficientes em leitura na língua materna português) e na língua estrangeira (inglês), especificamente com relação a dois objetivos: identificar os tipos de estratégias mais utilizados pelos sujeitos durante a leitura de um texto não-especializado, e, a partir disso, verificar possíveis correlações entre freqüência de uso de estratégias e nível de compreensão leitora. Adotou-se a técnica dos protocolos verbais para a checagem das estratégias de leitura, e o método de Pearson para a verificação das correlações. Além da semelhança entre as estratégias empregadas na leitura na L1 e na L2, a análise estatística apontou para uma correlação entre a capacidade de resgatar informações textuais e o nível de compreensão leitora, tanto para o contexto da língua materna como para o contexto da língua estrangeira.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALESSANDRA, B. PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR PROFICIENTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 191–203, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1715. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1715. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Um Olhar na Língua Estrangeira