AS DES-RETERRITORIALIZAÇÕES DE CUIABÁ NA OBRA DE SILVA FREIRE

Autores

  • Vinicius Carvalho Pereira UFMT
  • Mark Sabine University of Nottingham (UoN)
Agências de fomento
FAPEMAT

Palavras-chave:

Silva Freire, regionalismo, Cuiabá, des-reterritorialização

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar como Cuiabá e a cuiabania integram temática e retoricamente textos em prosa e verso de Silva Freire, construindo uma espacialidade que é tanto simbólica quanto política, o que implica entender como o poeta cartografou não só o espaço da cidade, mas também, em alguma medida, o direito de pertença à mesma. Assim, em lugar de ler o regional como um valor em si ou como uma instância transcendida com vistas a um estético absoluto, a perspectiva que aqui se adota é a de que Silva Freire constrói uma dinâmica desterritorializadora e reterritorializadora (DELEUZE; GUATTARI, 1997; HAESBAERT, 2011) da cidade em seus escritos. Desse modo, Freire mapeia movediços limites entre os distintos grupos que passam a ocupar o espaço da cidade ao longo do século XX, mas também invisibiliza as comunidades que habitavam o território local antes da colonização. Ao recriar poeticamente uma Cuiabá, o autor assume distintas posições discursivas nas intrincadas negociações identitárias que se dão na cidade nesse período, redefinindo, a cada novo texto, a quem de direito são a manga e o caju que a terra dá.

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Pereira, UFMT

Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 

Atualmente, realiza pós-dutorado na University of Nottingham

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

PEREIRA, V. C.; SABINE, M. AS DES-RETERRITORIALIZAÇÕES DE CUIABÁ NA OBRA DE SILVA FREIRE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 40, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170011, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/17414. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: "EXPRESSÕES LITERÁRIAS, ARTÍSTICAS E CULTURAIS: MIGRAÇÕES E DIÁSPORAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA”