O Conceito de Língua em Disciplinas Aplicadas aos Cursos de Engenharia

Autores

Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Língua. Modelo instrumental. Modelo ideológico. Engenharias.

Resumo

Este artigo pretende problematizar o conceito de língua em disciplinas aplicadas aos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Acre (UFAC). As ementas que atendem a esses cursos são oferecidas, desde a década de 70, pelo Departamento de Letras do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Partimos da hipótese de que a noção de língua que perpassa as ementas se configura como um modelo instrumental, o que, de nosso ponto de vista, tem seus efeitos no funcionamento das disciplinas. Com base nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento e da Análise do Discurso francesa, buscamos analisar três planos de curso, a saber: (i) “Português Instrumental”, do curso de Engenharia Agronômica; (ii) “Português e Redação Técnica”, do curso de Engenharia Elétrica; (iii) “Português e Redação Técnica”, do curso de Engenharia Civil. Com essa análise, nosso intento é refletir sobre uma proposta que contemple outra noção de língua – modelo ideológico (STREET, 2014), a qual se mostra mais produtiva no atendimento às necessidades específicas dos referidos cursos.

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Publicado

04-09-2018

Como Citar

DA SILVA PEREIRA, C.; GALLI, F. C. S. O Conceito de Língua em Disciplinas Aplicadas aos Cursos de Engenharia. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 43, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180019, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/19168. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos