MÍDIA E ALTERIDADE: DISCURSOS DA NATUREZA NA REVISTA O CRUZEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i17.2081Palavras-chave:
natureza, mídia, revista, linguagemResumo
Este artigo analisa os discursos atados à natureza por meio desuas imagens, na edição número um da revista O Cruzeiro (1928-1975). Esta publicação foi a primeira revista de circulação nacional e periodicidade semanal e desempenhou importante papel na formação não apenas de um público leitor, mas na formação de editores, jornalistas e fotógrafos. Esta publicação, pelo tempo de circulação, promoveu a educação estética e visual dos produtores de revistas atuais o que acaba por promover a persistência de memórias e linguagens presentes nas revistas hodiernas. Analisar as revistas do passado é importante para perceber e desfraldar os diversos discursos presentes não apenas nas revistas contemporâneas, mas na cultura midiática de forma geral. Dentre tais discursos, o da natureza como elemento lançado à alteridade e em oposição ao urbano é recorrente. Na sua primeira edição, a revista O Cruzeiro aborda a temática do progresso, elemento que representa em discurso a não-natureza, hoje latente, silenciado no discurso da ecologia, da sustentabilidade e da salvação do planeta.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CAMARGO, H. W. de. MÍDIA E ALTERIDADE: DISCURSOS DA NATUREZA NA REVISTA O CRUZEIRO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 17, p. p. 305–320, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i17.2081. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2081. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.