OS REFLEXOS DA FALTA DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM CONTEXTOS FRONTEIRIÇOS DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Ione Vier Dalinghaus
  • Maria Ceres Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v10i18.2252

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Fronteira, Ensino.

Resumo


O presente artigo tem o intuito de suscitar uma reflexão sobre situações observadas durante uma pesquisa de Mestrado realizada em Ponta Porã/MS, na fronteira Brasil/Paraguai. A investigação ocorreu no período de 2007/2008, em uma escola pública municipal em que o percentual de alunos oriundos do Paraguai ultrapassa os 90%. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que, entre outros resultados, trouxe à tona alguns problemas decorrentes da falta de políticas linguísticas em escolas próximas a linhas de fronteira. Para esta reflexão, buscaram-se autores como Savedra (2003), Oliveira (2003), Calvet (2007), Pagotto (2007) e outros teóricos que reconhecem a necessidade de reflexões mais pontuais que atendam também às peculiaridades regionais. Abordam-se também, neste texto, alguns avanços já constatados em relação às faixas de fronteira, especialmente no Mato Grosso do Sul. Percebeu-se, durante a pesquisa de campo, que, em virtude da falta de políticas linguísticas adequadas a contextos sociolinguisticamente complexos, alunos e professores convivem em situações de conflitos étnicos, linguísticos e culturais, o que pode comprometer o rendimento do ensino/aprendizagem.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DALINGHAUS, I. V.; PEREIRA, M. C. OS REFLEXOS DA FALTA DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM CONTEXTOS FRONTEIRIÇOS DO MATO GROSSO DO SUL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 10, n. 18, p. p. 97–111, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v10i18.2252. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2252. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Estudos em Linguagem e Ensino