Adaptação da Lenda do Boto Cor-de-rosa para Literatura Surda: compreendendo e trilhando novos caminhos na educação de surdos
Palavras-chave:
Literatura Surda, Cultura, Identidade SurdaResumo
Este artigo trata da importância da expressão da cultura surda por meio da literatura surda, discutindo a construção do cenário de produções literárias, especialmente as adaptações. Servindo como mais uma ferramenta para profissionais que trabalham com literatura e folclore na educação de surdos. Durante anos a comunidade surda vem lutando por seus direitos de vez e de voz em meio a sociedade ouvinte e dominante, na adaptação para a literatura surda, o surdo vê-se representado. Tendo em vista ao deparar-se com as mesmas dificuldades propostas no texto dos personagens surdos, com a identidade e as lutas que no decorrer da literatura vai sendo descrita. Por meio de contos e lendas podemos alcançar a atenção para esse debate, despertando interesse de surdos e ouvintes para a cultura surda. Ver-se a relevância de mais produções nessa área, por isso realizamos esse trabalho e propomos a criação de outros. No Amazonas temos a Lenda do boto cor-de-rosa, adaptação da literatura escolhida, pois é um ícone na cultura ribeirinha contada, enaltecida em diversas correntes literárias. Essa adaptação também pode ser útil para disseminação nas escolas da rede pública e privada da Língua Brasileira de Sinais, cultura e literatura surda divulgando sua importância na quebra das barreiras comunicacionais, bem como apresentar a determinada lenda aos alunos surdos despertando-lhes o interesse e valorização na cultura e identidade nortista. Para embasamento teórico desse trabalho foram utilizados como referência alguns autores indispensáveis ao referir-se a temática da surdez, da literatura surda e da cultura: Strobel, Skliar e Eagleton.
Referências
ALVEZ, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Campinas: Verus Editora, 2005.
CAMPOS, Mariana. Educação Inclusiva para Surdos e as Políticas Vigentes. In: LACERDA, Cristina; SANTOS, Lara. Tenho um aluno Surdo, e agora? São Carlos: EDUFScar, 2013.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/CCIVIL_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm#art1. Acesso em: 18/08/2015.
_______. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ CCIVIL_03/Leis/2002/L10436.htm. Acesso em: 18/08/2015.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2º Edição. São Paulo: Editora Unesp, 1943.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomas Tadeu da Silva e Graciara L. Louro; 7 ed. Rio de janeiro: DP&A, 2003.
HOLCOMB, Thomas K. Compartilhamento de informações: um valor cultural dos surdos. In: KARNOPP, Lodernir Becker, Klein, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 139-149.
MIANES, Felipe Leão; MÜLLER, Janete Inês; FURTADO, Rita Simone Silveira. Literatura surda: um olhar para as narrativas de si. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN; Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011.
MOURÃO, Claúdio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN; Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise.(Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011.
RIBEIRO, Veridiane Pinto. Ensino da Língua Portuguesa para Surdos: percepções de professores sobre adaptação curricular em escolas inclusivas. Ed. Prismas. Curitiba. 2013.
PERLIN, Gladis; MIRANDA, Wilson. A performatividade em educação de Surdos. In: SÁ, Nídia. Surdos qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011.
SANTANA, Ana. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.
SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. Ed. Plexus. São Paulo. 2001.
SKLIAR, CARLOS (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Ed. Mediação. Porto Alegre. 2012.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: Da fidelidade à intertextualidade. New York University. Ilha do Desterro. Ed. UFSC. p. 019-053, jul./dez. 2006. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19/9004> Acessado em: 16/08/2015.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis; Ed. UFSC, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.